Menu

quarta-feira, 19 de março de 2008

Nada mais justo


Dois tablóides promoveram um acontecimento inédito na terra da rainha.

Após o desaparecimento e morte da menina Madeleine McCann em Portugal em maio de 2007 enquanto a família passava, as acusações recaíram sobre os pais da menina. O desaparecimento da garota chocou o mundo que acompanhou o caso por uma extensa cobertura dos meios de comunicação do durante meses.

Segundo a agência REUTERS, o Daily Express e o Daily Star admitiram que acusaram e que essas conclusões eram "infundadas" e aceitaram, em juízo, pagar indenização equivalente a 1,1 milhão de dólares ao casal.

O Daily Express reconheceu o erro. "Reconhecemos que vários dos artigos publicados no jornal sugeriam que o casal teria provocado a morte de sua filha desaparecida, Madeleine, e que depois teria encoberto o fato". A família acredita que a menina foi seqüestrada de dentro do quarto de hotel onde estava enquanto os pais jantavam com alguns amigos em um local próximo dali.

Um advogado dos jornais afirmou à Justiça: "A empresa Express Newspapers lamenta ter publicado essas acusações graves e ainda assim infundadas." O Sunday Express e o Daily Star Sunday, que pertencem à mesma empresa, também devem publicar pedidos de desculpa no próximo fim de semana.

Dizem ainda que os brasileiros é que são desorganizados. Se os europeus acreditam que vivemos na selva, é importante que saibam que até no Brasil temos bom senso e ética na comunicação. Difícil entender como grandes meios de comunicação, formadores de opinião possam ser tão irresponsáveis a ponto de acusar os próprios pais de tal barbárie, como se fosse um assunto simples.


Fonte: Yahoo! Notícias, 19/03/2008, 12h28. Por Peter Griffiths - (Reportagem adicional de Kate Kelland) - acesso em 19/03/2008, 19h46.

Nenhum comentário: